Olá gente! Como já havia falado comecei minha dieta segunda... tem sido sofrido viu.
Percebi que minha relação com a comida nunca foi apenas saciedade, é um vício! Todos buscam um certo prazer na comida, é normal... mas quando você depende desse prazer para se sentir bem, aí tem alguma coisa errada.
Estou me sentindo uma dependente química tentando vencer as drogas, que no meu caso são os doces. Durante essa semana fui almoçar algumas vezes no shopping, e todos esses dias minha mente se esforçou para me fazer sair da dieta, falo minha mente e não eu porque realmente parecia uma outra pessoa tentando me convencer a comer alguma besteira... sabe o anjinho e o demônio que vemos em desenhos animados? Foi exatamente assim... '
- Compra só uma casquinha, é bem mais light do que um top sunday, não vai fazer diferença na dieta.
- Não, você entrou nessa e vamos até o fim!
- Mas e um chocolatinho? Só um não engorda.
- Para com isso, vamos seguir direito essa dieta.
Serio, acho que estou ficando doida, tentando convencer minha própria mente a seguir a dieta! kkkkk Mas esse vicio por doce não vem de hoje, minha avó sempre conta que quando eu era bem pequena era comum encontrar copos cheio de achocolatado (só o pó mesmo) escondidos atras de cortinas, sofás e até da pia do banheiro... e vocês acham que isso só acontecia quando eu era pequena? Ate alguns dias atrás ainda fazia isso, de preferência mais incrementado do que só o pó.
Mas lendo uma matéria vi que cientistas descobriram que a compulsão alimentar segue o mesmo principio que o vicio em drogas:
Em 2010, um estudo publicado pela Revista Nature Neuroscience, mostrou que partes do cérebro que controlam o prazer são deterioradas a medida que o alimento é ingerido, sendo uma resposta ao auto-controle cada vez menor. A pesquisa foi realizada com camundongos que consumiam cada vez mais e mais alimentos compulsivamente. Outros camundongos, induzidos a consumir drogas em excesso, tiveram um aumento exacerbado na produção e liberação de dopamina no cérebro, aumentando a sensação de prazer (a mesma quando comparada a comida, sexo ou drogas).
Uma pesquisa mais recente, realizada no final do ano de 2012 no Texas e Arizona, sobre a “Correlação Neuronal da Dependência Alimentar”, publicado no Archives of General Psychiatry, foi a primeira que concentrou os correlatos neurais do comportamento viciante dos alimentos e sua possível relação com a ativação neural a dependência de substância tóxicas.O estudo, diferente do primeiro, foi realizado com mulheres saudáveis, com diferentes faixas de peso e que passaram por questionários e avaliações para detectar sinais de vício em comida, correlacionando a atividade cerebral. Os resultados mostraram que a dependência alimentar NÃO ESTÁ ASSOCIADA AO PESO, sendo que muitas mulheres com peso normal apresentaram sinais de compulsão alimentar. Observaram também que, quando as voluntárias olhavam para imagens de doces, como sorvete, ocorria uma maior atividade de regiões do cérebro associadas ao prazer (amígdala cingulada anterior e córtex orbitofrontal medial), as mesmas regiões que são ativadas em viciados em drogas. Também constataram, como no estudo anterior, que, em mulheres compulsivas, há uma redução na região do cérebro responsável pelo auto-controle (córtex lateral orbitofrontal). (Link da Matéria)Pois é... complicado conviver com essas "drogas" o tempo todo, agora sei como um ex-fumante se sente no meio de fumantes. O vicio é um ciclo difícil de quebrar, principalmente quando é algo que já existe a tantos anos em nossas vidas, mas se queremos viver temos que lutar e quebrar esse ciclo... Eu que sou contra o cigarro e as drogas viver essa compulsão é hipocrisia. Eu quero vida!!!
E vocês? Passam pelo mesmo que eu?